Criando seu Vídeo

Criando Vídeos - Camera Digital ou Smartphones

Algumas  das opções de criação / processamento de vídeos podem ser variadas, conforme a experiência e técnicas utilizadas. Com certeza, pelo menos uma delas por  mais simples que pareça, você já deve dominar e isso é o que veremos nos exemplos abaixo:


Filmagem utilizando câmera, filmadora digital ou mesmo o próprio Smartphone:

Os Smartphones atuais,  possuem um câmera digital que costuma atender muito bem a essa função, sendo a opção predileta da maioria dos Youtubers. Aliado ao fato de estarem a todo instante com seus smartphones, eles podem produzir imagens a qualquer instante, conforme apresentarem-se as oportunidades, sem falar na facilidade de uso dessas câmeras já conhecidas nestes equipamentos.
Se essa for a sua escolha, bastará uma ideia na cabeça e uma câmera, ou melhor smartphone na mão.


Captura da Tela do Computador:

Essa outra opção de criação de vídeo muito explorada, onde se utiliza de um programa capaz de capturar a tela do computador enquanto ele é operado ao demonstrar funcionalidades de softwares ou apresentações previamente criadas como textos e imagens em seu Power Point, por exemplo. Para essa função, podem ser encontrados diversos programas pagos e gratuitos na internet


Copia de Vídeo pré-existente:

 Existe ainda a opção de se baixar um vídeo ou parte dele a partir de um vídeo já criado anteriormente e enviá-lo para o seu canal. Essa opção é mais utilizada quando os programas de TV,  produziram um vídeo de boa qualidade que atenda aos seus interesses.

 Existem vários programas capazes de baixar esses vídeos diretamente dos sites de TV ou canais do Youtube, para o computador, sem grandes dificuldades. Nesse caso, é bom estar certo de não estar infringindo nenhuma lei de direitos autorais, o que pode resultar em penalidades, inclusive do próprio Youtube.



Criando o Script do Vídeo:

Antes de começar a criar um vídeo, é aconselhável se criar um script ou uma relação de itens a serem observados durante a produção do Vídeo. Embora muitos prefiram o improviso ao se criar um vídeo, também correm o risco de não alcançarem a eficiência desejada sem a organização presente no scrip.

Para aqueles que não querem correr os riscos do improviso ao criarem seus vídeos, sugerimos o modelo de script abaixo. Embora seja um modelo, alguns itens podem ser suprimidos e outros acrescentados, conforme suas necessidades, mas já é um bom começo usar um modelo básico como esses.

 Título 

Escolha um Título para seus vídeos, levando-se em conta o que é de interesse do seu público. Nessa fase, uma boa pesquisa de palavras chaves no Google Adwords, pode fazer toda a diferença em alcançar seu publico alvo com assuntos atuais.

 Chamada inicial

Seja direto ao informar nos primeiros 5 segundos o objetivo do seu vídeo de forma clara e principalmente a resolver uma questão ou problema do seu publico alvo. Se você não é capaz de resolver a questão, compartilhe sua experiencia ao usar o conhecimento de um especialista no assunto.

Uma vinheta.

Essa vinheta deve ter no máximo 5 segundos. As pessoas não tem muita paciencia para vinhetas mais demoradas.

Conteúdo.

Apresente-se, informe seu objetivo e sobre a questão a ser resolvida procurando diferenciar-se em relação a concorrência com a máxima qualidade possível.Organize o conteúdo conforme abaixo:
  • Apresentação
  • Informe o Objetivo
  • Escreva a questão
  • Comece a descrever os tópicos da resolução da questão
  • Peça a opinião ou sugestão de assuntos de interesse do publico

Conclusão

  • Resumo dos tópicos tratados (informe que está disponibilizando um resumo passo-a-passo dos assuntos tratados, com links, etc, na descrição do vídeo.
  • Mostre-se solidário com a questão do publico e peça aos que se beneficiaram com esse conhecimento, que clique em gostei ("Espero que esse vídeo tenha ajudado você a entender/resolver/etc a questão de...como eu tiver que pesquisar bastante até resolver o problema, senti que seria útil compartilhar esse conhecimento com você do canal). 
  • Chamada para ação (informe que junto do conteúdo da descrição do vídeo, você está compartilhando o link de um curso/produto relacionado a questão e que pode ajudar ainda mais os interessados em aprofundar-se no assunto, se for de seu interesse).
Terminado o script, mãos a obra usando uma das técnicas acima que atenda suas necessidades. Muitas vezes, você perceberá que o simples é o que funciona, desde que você consiga alcançar seu publico alvo.  A qualidade do vídeo, som, iluminação e uma boa narração devem merecer uma atenção especial.